Trajes para formandos: o que usar em cada um dos eventos da ocasião?

28 de fevereiro de 2020

Quando a hora de receber o diploma se aproxima, também é o momento de definir as roupas para a semana de formatura. No entanto, na hora de escolher todos os trajes muitas dúvidas surgem, por isso separamos algumas dicas para ajudar nessa etapa importante depois de anos dedicados aos estudos.

É certo que os formandos devem usar trajes que os destaquem dos demais convidados, mas é preciso ter cuidado com exageros e não deixar para decidir tudo em cima da hora, é preciso  planejar com antecedência a escolha dos trajes.

  • Culto Ecumênico ou Missa de Formatura

Tradicionalmente, esse é o primeiro evento da formatura que pode ser chamado de culto ecumênico ou missa, dependendo da instituição de ensino. Esta celebração pede roupas mais discretas e comportadas, sem brilho e decotes. Para elas, uma opção é o vestido midi com o comprimento um pouco abaixo do joelho, para eles, uma camisa e calça social são ideais para a ocasião.

  • Colação de Grau

Para receber o diploma todos os estudantes usam a beca de formatura, geralmente as formandas usam vestidos com comprimento médio, não tão curto, nem tão comprido, ou saia com meia calça por baixo da beca, tudo sem muito volume e detalhes. Os formandos, podem usar desde blusa e calça social, até um traje  passeio completo masculino. Se a beca for preta, normalmente a comissão de formatura indica que a roupa do formando seja em um tom escuro.

  • Baile

Para muitas formandas é um desafio escolher o tão sonhado vestido de formatura, uma noite especial merece um traje exclusivo. Por isso, no baile elas podem abusar de modelos mais detalhados, com pedrarias, fendas e tules. Já eles podem usar um smoking, que inclui calça, camisa branca, colete e gravata borboleta, ou sem o colete com faixa na cintura.