Padronizar ou não o vestido das madrinhas?

4 de maio de 2020

Padronizar a cor do vestido das madrinhas é uma tendência norte-americana que ganhou espaço entre as noivas brasileiras.

Muitas noivas escolhem vestidos com cores parecidas e, às vezes, até mesmo iguais para as madrinhas. Elas costumam enviar junto com o convite uma paleta de cores indicando o tom que deverá ser usado pela madrinha em seu vestido, essa cor também pode ser usada pelos padrinhos nas gravatas, alguns noivos optam por dar de presente a gravata junto com o convite.

É importante deixar tudo explicado no convite e até mesmo conversar com as madrinhas, explicar sobre a decisão e opção de cores da paleta, sobre quem irá arcar com os custos do vestido, que pode ter um modelo e tecido igual ou parecido para todas as madrinhas escolhidas pelos noivos.
 
Algumas opções de padronização:

  • Paleta com uma combinação de cores.
    Inspiração: candy colors, muito usada pelas noivas.
    Candy colors ou tons pastéis como é conhecida, são tons suaves
    como o rosa bebê, verde menta, azul, lilás, amarelo.

  • Paleta com a mesma cor, mas os tons podem ser diferentes e escolhidos por cada madrinha. Nessa opção as madrinhas ficam um pouco mais à vontade na escolha, pois podem optar por um tom que combine mais com cada uma, ou que seja da sua preferência.
  • Paleta com a mesma cor e o mesmo tom para todas as
    madrinhas.

Essa é uma forma de padronizar praticamente tudo, a cor e o tom devem ser iguais para todas. Algumas noivas optam até pelo mesmo modelo de tecido para as madrinhas e assim é ideal que os vestidos sejam feitos sob medida, pela mesma costureira, para que tudo fique bem padronizado.

Nos dias atuais a tecnologia passou a ser uma ferramenta muito importante para a organização de casamentos, então temos mais uma dica para as noivas nesta etapa de preparação do grande dia: a criação de um grupo de WhatsApp entre noivas e madrinhas, que pode facilitar toda a escolha da cor dos vestidos, dúvidas sobre a padronização, para o envio de fotos, etc.

Além disso, o grupo pode criar um espaço de interação entre as madrinhas, para que se conheçam, troquem ideias e conversem antes do casamento.